Quando Lasar Segall nasceu?

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Lasar Segall-Natália.P.C.F.Ramos, número 25, 7 ano B





Segall volta a morar na Alemanha entre os anos 1920 e 1923, testemunhando os efeitos da derrota da primeira guerra mundial: a crise econômica domina a produção cultural daquela época marcada pelo pessimismo e desesperança.

O movimento expressionista vai do idealismo ao ceticismo mudando a geometria angulosa e as zonas de cor autônoma pela linha, a qual percorre os assuntos como sintomas de uma realidade em crise.

Este Interior de pobres II é obra exemplar do estilo narrativo da Nova Objetividade. As figuras têm cabeças enormes, olhares perdidos, pés e mãos definhados. Tudo na composição conduz o olhar para a horizontal do leito de morte, ao fundo, passando pelos elementos toscos que pontuam o ambiente, como a cadeira e a pequena mesa, sobre a qual se vê um prato vazio e uma débil planta.




Interior de pobres II, 1921
óleo sobre tela
140 x 173 cm
Interior de pobres II, 1921
óleo sobre tela
140 x 173 cm




Lasar Segal

Lasar Segal nasceu em 21 de julho de 1891 Vilnius (Lituânia), e morreu em 2 de agosto de 1957, em São Paulo(Brasil), com 66 anos de idade.
foi um pintor, escultor e gravurista judeu brasileiro. O trabalho de Segall tem influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. Seus temas mais significativos foram representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra, a perseguição e a prostituição.
No ano de 1923, Lasar Segall mudou-se definitivamente para o Brasil. Já era um artista desconhecido. Contudo, aqui, ele ficou se tornou popular.
De família judia, Lasar Segall desde cedo manifestou interesse pela arte de cubismo. Iniciou suas artes em 1905, quando entrou para a Academia de Desenho de Vilnius, sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, passando a estudar na Academia Imperial de Berlim, durante cinco anos. Mudou-se, a seguir, para Dresden, estudando na Academia de Belas Artes.
Em fins de 1912, Lasar Segall veio ao Brasil, encontrando-se com seus irmãos, que moravam aqui. Realizou suas primeiras exposições individuais em São Paulo e em Campinas, em 1913. [-argentina detona Pela primeira vez o Brasil vinha a conhecer a arte expressionista europeia. Logo regressou à Europa, casando-se, em 1918, com Margarete Quack.
Fundou, com um grupo de artistas, o movimento "Secessão de Dresden", em 1919, realizando, a seguir, diversas exposições na Europa.
Segall mudou-se para o Brasil em 1923, dedicando-se, além da pintura, às artes decorativas. Criou a decoração do Baile Futurista, no Automóvel Clube de São Paulo, e os murais para o Pavilhão de Arte Moderna de Olívia Guedes Penteado.
Se separou de sua primeira esposa  e em 1925 casou-se com  Jenny Klabin, com quem teve 2 filhos: Mauricio e Oscar. Em 1932, mudou-se para a casa que hoje abriga o museu Lasar Segall.
Em 1938, Segall realizou os figurinos para o balé "Sonho de uma Noite de Verão", encenado no Teatro Municipal de São Paulo.
Uma retrospectiva de sua obra no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, foi realizada em 1943.
Em 1951, Segall realizou uma exposição  no museu de Arte de São Paulo. Três anos depois, criou os figurinos e cenários do balé "O Mandarim Maravilhoso".
O Museu Nacional de Arte Moderna preparou uma grande retrospectiva de sua obra em 1957, em Paris. Lasar Segall morreu nesse mesmo ano, de problemas cardíacos, em sua casa, aos 66 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário