Quando Lasar Segall nasceu?

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Evandro Carlos Jardim-Giovana número 14 7b

Evandro Carlos Jardim era pintor, desenhista, gravador e escultor.Nasceu em São Paulo, 15 de abril de 1935. Fez seus estudos primários em 1943 no externato Nossa Senhora das Mercês em São Paulo.
Em 1953, estudou na Escola de Belas Artes de São Paulo. Entre1956 e 1957 estudou xilogravura com metalcom a ajuda de Domingo Segura(1892 - 1974). Especializa-se em gravura em metal, na técnica da água-forte.
Foi professor universitário de várias instituições, como na Escola de Belas Artes, FAAP, e ECA-USP.
RETRATO DE EVANDRO CARLOS JARDIM
PINTURA DE EVANDRO CARLOS JARDIM

Natália nº25- Severino Gonçalves de Oliveira

Os xilógrafos são mais conhecidos na região Nordeste, pois a xilogravura é mais praticada por lá. Um dentre estes artistas está Severino Gonçalves de Oliveira que tinha como apelido Cirilo.
Foi uma dos pioneiros da década de quarenta. Ele mesmo fazia as gravuras para seus livros. Seus trabalhos apresentavam temas de religião e bravura.
Ele morreu assassinado em Pernambuco na cidade de Gravata.
A xilogravura é uma técnica que ganhou fama internacional em mil novecentos e sessenta e mil novecentos e setenta. Os xilógrafos esculpem com facas e canivetes em placas de madeira as cenas de seus folhetos de cordel ou o cotidiano das pessoas.

Xilogravura de Severino
Retrato de Severino->

. Francisco Alexandre Stockinger Maria 7b 22

Francisco Alexandre Stockinger (Traun, Áustria 1919 - Porto Alegre RS 2009). Escultor, gravador, desenhista, caricaturista, xilógrafo, professor. Vem para o Brasil em 1921. Em 1929, fixa-se em São Paulo e faz curso de desenho com Anita Malfatti no Colégio Mackenzie. Em 1937, passa a viver no Rio de Janeiro e inicia estudos no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro em 1946. Trava contato com Bruno Giorgi, e freqüenta o ateliê do artista, no antigo hospício da Praia Vermelha, entre 1947 e 1950. Convive também com Oswaldo Goeldi, Marcelo Grassmann e Maria Leontina. Realiza caricaturas e charges políticas para jornais. Em 1954, transfere-se para Porto Alegre, para trabalhar na diagramação do jornal A Hora. Nesse período, começa a realizar xilogravuras. Em 1956, ano em que se naturaliza brasileiro, é eleito presidente da Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, cargo que ocupa em 1957 e em 1978. É fundador e primeiro diretor do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, em 1961, e diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - Margs e da Divisão de Artes do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, em 1967. Ministra curso de escultura com modelo vivo com Vasco Prado, no Margs em 1985. Recebe, em 1994, o título de cidadão honorário de Porto Alegre e, em 1997, o prêmio do Ministério da Cultura na área de artes plásticas.


http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=1820&cd_idioma=28555
http://www.google.com.br/imgres?q=Stockinger,+Francisco&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=isch&tbnid=fxAwpDSnKHtSaM:&imgrefurl=http://agenciadeleiloes.blogspot.com/2009/11/destaques-do-proximo-leilao-touro-de.html&docid=tp1d60yECVavpM&w=450&h=395&ei=0BhqTuDvGobLgQe33OjhBQ&zoom=1&iact=hc&vpx=1084&vpy=268&dur=3408&hovh=210&hovw=240&tx=84&ty=137&page=1&tbnh=168&tbnw=190&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,r:12,s:0&biw=1366&bih=667

Xilogravura - definição e histórico - Blanche 7B/06

A xilogravura, conhecida desde o século VI e de provável origem chinesa é a arte de gravar em madeira.

Durante a Idade Média, através das iluminuras e confecções de baralhos se firmou como técnica de reprodução de cópias. No século XVIII, chega à Europa nova concepção revolucionária da xilografia: as gravuras japonesas a cores.

Este processo se desenvolveu no Ocidente a partir do século XX.

No Brasil, a gravura erudita começa em 1912, com a exposição do artista alemão Lasar Sagall, em São Paulo. Gilvan Samico interessou-se pelas xilogravuras dos artistas populares do Nordeste. Nelas, admirou a expressão da criatividade do nosso artista primitivo: as soluções plásticas sintéticas, o traço forte, incisivo, a rude e bela expressividade dos desenhos, o mundo fantástico dos seres míticos e mágicos das concepções ingênuas. Ao lado de sua literatura, essas xilogravuras do cordel refletiam ideais, anseios e sonhos do homem nordestino.

Definição e Histórico de Xilogravura-Marianna Ribeiro 7b 23

Definição:

(xilo+gravura)
Gravura aberta na madeira

Histórico:

Sua técnica consiste em realizar impressão a partir de pedaços de madeira com desenhos em relevo. A técnica da xilogravura é extremamente antiga e de origens desconhecidas. A primeira informação acerca  de sua utilização é  na China no ano de 868. Chegando ao ocidente provavelmente no final do século XIV. A técnica consiste na escolha de  um bloco de madeira cuja superfície fosse lisa e plana. A partir daí, com um instrumento pontiagudo, semelhante a uma faca, esculpia-se em madeira o que deveria aparecer em branco no produto final, deixando saliente o que deveria aparecer em preto, num conjunto de arestas muito finas, como se fosse o efeito contrário do alto relevo.
Para imprimir no papel a superfície da placa deveria ser coberta com tinta antes de comprimida contra o papel. O resultado final sai ao contrário da figura original.
Extremamente rudimentar, a xilogravura não tardou em popularizar-se na Europa do século XV: seu uso ia desde cartas de jogar, a estampas humorísticas vendidas em feiras populares.
Após a invenção da imprensa de tipos móveis, por Gutenberg, passou-se a combinar textos impressos a ilustrações via xilogravuras. Tornava o processo de ilustração muito mais simples e barato.
Pintores como Gauguin, utilizaram bastante a técnica. Gauguin foi um dos responsáveis pelo seu renascimento e aceitação. Hoje em dia, ainda é considerada como uma das principais técnicas de artes gráficas.

Imagens:
O forró dos bichos

Técnica sendo demonstrada

Fontes:

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=xilogravura
http://www.teatrodecordel.com.br/xilogravura.htm
http://www.coladaweb.com/artes/xilogravura
http://www.google.com.br/imgres?q=xilogravura&hl=pt-BR&sa=X&rlz=1R2SKPB_pt-BRBR335&tbm=isch&prmd=ivns&tbnid=X-E6kZ_PKBDTrM:&imgrefurl=http://erven.arteblog.com.br/54081/xilogravura/&docid=xdVUDpce4FDnlM&w=600&h=450&ei=aQFqTsGSLc7pgQfN4PWEBg&zoom=1&iact=hc&vpx=218&vpy=203&dur=47&hovh=194&hovw=259&tx=151&ty=141&page=1&tbnh=117&tbnw=154&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:7,s:0&biw=1024&bih=569
http://www.google.com.br/search?q=xilogravura&hl=pt-BR&rlz=1R2SKPB_pt-BRBR335&biw=1024&bih=569&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=JgFqTo-JM5CCtgea94j0BQ&ved=0CCwQsAQ

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mestre Azulão - Laura 7B/17

José João dos Santos, Mestre Azulão, é natural de Sapé, Paraíba, onde nasceu aos 8 de janeiro de 1932. Cantador de viola e poeta de bancada, autor de mais de 100 folhetos, vive há vários anos no Rio de Janeiro e atuou na famosa Feira de São Cristóvão, abrindo caminho para outros poetas nordestinos que lá se estabeleceram. É um dos poucos cantadores vivos que ainda cantam romances, sendo frequentemente convidado para apresentações em universidades brasileiras e até do exterior. Tem trabalhos publicados pela Tupynanquim Editora.

Fonte: http://www.ablc.com.br/historia/hist_cordelistas.htm