Quando Lasar Segall nasceu?

sexta-feira, 25 de março de 2011

Natália 7B Número 25- História e região da festa do Moçambique

        O Moçambique é uma festa popular folclórica que ocorre em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e  Rio Grande do Sul .
        Não se sabe exatamente a origem da festa do Moçambique, mas alguns pesquisadores supõem que surgiu na África e outros pressupõem que ela surgiu no Brasil em um agrupamento de escravos vindos  do país  Moçambique
        O ponto forte da festa do Moçambique é a dança   porque não se da muita importância a história .dramática. É uma dança guerreira, pois durante a dança as pessoas tentam  se impor.Com o tempo, a dança foi se modificando e as pessoas foram confundindo-as com o Congado e outras danças.
         Ela acontece geralmente durante as festas religiosas do Divino, Folia de Reis, e varias outras, e
 em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário..
         Atualmente durante as festas um cortejo passa pelas ruas dançando, cantando e tocando alguns instrumentos.



dançarinos da festa do moçambique.




Giovana - Dança do Moçambique 7B-14


Sua dança é baseada em passos simples acompanhados pelos instrumentos típicos apresentados anteriormente. Enquanto repetem o passo dos pés sem parar durante a música inteira, os dançarinos cantam e ao mesmo tempo fazem o ritmo com seu bastão que bate com o do outro em sua frente. As danças típicas de Moçambique são: mapiko, marrabenta, sope, tufo, timbila e outras.
- Na dança MAPIKO são usadas mascaras que dividem-se em dois tipos:FACIAL(só cobre o rosto) ou CAPACETE( que cobre toda a cabeça).máscaras são feitas de madeira. O conjunto máscara e dança ,formam uma coreografia,muito rítmica transmitida pelo dançarino que se apresenta vestido com trajes cobertos de objetos sonóros(chocalhos)sendo acompanhado por vários percursionistas.

dança da festa do moçambique.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Maria Luiza - Música 7B-22


No Moçambique, os principais instrumentos são: a bateria, a sanfona, o tambor e o bastão. O bastão é utilizado na grande parte da música, pois batendo uma na outra, junto com a batida dos pés, cria-se o rítimo da música que é acompanhada da bateria e o som dos sinos e o apito do dançarino principal que cordena a todos no início da música. E os outros instrumentos como a sanfona e o tambor também são importantes no Moçambique.
http://www.youtube.com/watch?v=BZ_uGGHHaCE


http://www.jornaldomunicipio.com.br/municipio/jornal/ed1015f14.jpg

Blanche - Fantasia do Moçambique (7B 06)


Durante a dança do moçambique, usa-se camisas, calças e chapéis brancos, fitas em volta do peito (na forma de um X)e nas costas, da cor vermelha ou azul e um sapato preto. Nos joelhos são amarradas  cordas, ou cintos de couro com sinos que emitem o seu som durante o movimento das pernas do dançarino. Também as vezes são utilizadas gravatas curtas duma cor que não destaca muito. Os chapéis também podem ser enfeitados com desenhos ou simbolos bordados ou colados nele.

Escola de dança - Moçambique (Cia de Moçambique - São Benedito)
http://www.ciabolademeia.org.br/Mocambique.htm

Laura - Definição de moçambique / 7B - 17

             Moçambique é uma dança que tem origem africana, provavelmente o nome veio do país chamado de Moçambique. Essa dança é mais dançada no Brasil, em São Paulo e em Minas Gerais. Quando chegou no Brasil, era conhecida como dança de salão e era dançada nas moradias de grandes fazendeiros.
             Quando o tempo se passou , não ficou mais conhecida como antigamente, passou a ser uma dança africana com mistura de várias danças. Atualmente Moçambique é dançado pelos caboclos. Na dança tem vários personagens como: o capitão chefe e seu substituto, dois guias , dois tambores , espadas , coronel , e muitas outras coisas.


FONTE :
http://mocambiquecomemoracao6b.blogspot.com/

terça-feira, 15 de março de 2011

Eu quero ver- Letra da música

Eu quero ver

Eu quero!
Eu quero ver! (x2)

Fantasias e máscaras
Por todo lado!
Confetes e serpentinas
Pelo ar!

Eu quero!
Eu quero ver! (x2)

Alegria e felicidade
Tristeza e melancolia
Dia e noite!
Noite e dia sem parar!

Eu quero!
Eu quero ver! (x2)

Paixão e amor
Pelo mundo transbordar... 
Esta linda canção de carnaval,
Vamos cantar!
Cantem todos!
Sem hesitar!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Culinária de Moçambique-Marianna Ribeiro 23

Com efeito, de 6 a 9 do mês em curso, Moçambique esteve no Brasil e mostrou a sua capacidade criativa e inovadora, e, de forma conjunta, os moçambicanos e brasileiros celebraram ao ritmo da marra benta e do samba as suas diferenças culturais, exaltaram as ligações e exprimiram os seus mais íntimos sentimentos, guindados por séculos de história, de semelhanças e de diferenças.
Mas o que não notamos é que sua culinária deu origem a várias receitas comuns na comida brasileira.
Quem nunca comeu peixe com banana, empadão goiano, galinhada, farofa de banana, sopa de paraguaia, bolo de mandioca, moranga... Só de falar já me deu “água na boca!”

Aqui estão algumas receitas:

Bolo de mandioca
Ingredientes
04 ovos
03 xícaras de açúcar
01 xícara de trigo
02 xícaras de mandioca (aipim) crua ralada (Ralo grosso, tipo batata palha)
01 pitada de sal
04 colheres (sopa) de manteiga
100g de coco ralado
01 copo de leite
01 colher (sopa) de Fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata bem o açúcar e a manteiga, acrescente as gemas. Acrescente em seguida o coco ralado, a mandioca (aipim), o trigo e o fermento em pó dissolvido no leite. Bata mais um pouco e acrescente as claras batidas em neve. Assar em
forno pré-aquecido, numa forma retangular untada e polvilhada com trigo. + ou – 40
minutos para assar.

Empadão goiano

Ingredientes:
·                                 Massa:
·                                 • 1½ kg de farinha de trigo
·                                 • 10 fatias médias de pão francês sem a parte mais dura
·                                 • 2 ovos
·                                 • 3 colheres (chá) de sal
·                                 • ½ xícara (chá) de azeite de oliva
·                                 para Pincelar:
·                                 • 2 colheres (sopa) de leite
·                                 • 2 gemas
·                                 Recheio:
·                                 • 4 ovos cozidos e picados
·                                 • 250 g de queijo de minas semicurado em cubos
·                                 • 500 g de guariroba refogada ou palmito
·                                 • 2 pimentas-bodes ou cheiro
·                                 • 2 colheres (chá) de açúcar
·                                 • ½ xícara (chá) de salsinha picada
·                                 • 1 kg de tomate sem pele e sem semente
·                                 • 1 colher (sopa) de alho amassado
·                                 • 2 cebolas grandes
·                                 • 500 g de lombo de porco em cubos de 2,5 cm
·                                 • 500 g de lingüiça de porco em rodelas de 2cm
·                                 • 1 xícara (chá) de cebolinha verde picada
·                                 • 9 colheres (sopa) de azeite de oliva ou gordura de porco
·                                 • 1 (2 kg) frango

Preparo da Receita

Massa: peneire a farinha numa tigela, faça uma cavidade no centro e reserve. Leve ao fogo uma panela com azeite, o sal e 1 e ½ xícara (chá) de água até amornar levemente (o suficiente para trabalhar a massa com as mãos). Retire do fogo. Coloque os ovos no centro da farinha e, aos poucos, adicione a mistura do azeite. Transfira a massa para uma gamela, ou uma superfície enfarinhada e sove até ficar bem lisa e elástica. Embrulhe a massa em filme plástico e deixe descansar por 1 hora a 1 hora e meia.

Recheio: limpe o frango, retire a pele e as aparas. Lave-o, seque com toalha de papel, e corte-o pelas juntas. Aqueça em uma panela 3 colheres (sopa) de azeite, junte o frango e frite, mexendo de vez em quando, por 25 minutos, ou até dourar. Junte metade da cebolinha, o sal e cozinhe, mexendo de vez em quando. Junte a água, aos poucos, e cozinhe por 45 minutos, ou até o frango ficar bem macio. A seguir, desosse o frango, deixando pedaços grandes. Ligue o forno à temperatura média. Em outra panela, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite, acrescente a lingüiça e frite, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até dourar de maneira uniforme. Retire a lingüiça do forno e reserve. Na mesma panela, doure o lombo, tempere com sal e junte o restante da cebolinha. Aos poucos, adicione a água e deixe 45 minutos, ou até a carne ficar macia. Reserve. Leve ao fogo 2 colheres (sopa) de azeite, a cebola e o alho e refogue. Junte os tomates e refogue por mais 5 minutos. Adicione a salsinha, o açúcar, a pimenta-bode, o sal e 1 xícara (chá) de água e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até obter um molho encorpado. Retire do fogo e deixe esfriar. Com o azeite restante, unte 18 fôrmas pequenas de barro ou de alumínio, de 10 a 15 cm de diâmetro, próprias para empadões.

Montagem: abra a massa em uma superfície enfarinhada e use ¾ dela para forrar os fundos e laterais das fôrmas, deixando sobrar nas laterais das fôrmas. Forre o fundo das fôrmas com fatias de pão, distribua o frango, a lingüiça, a carne de porco, a guariroba, o queijo, os ovos e regue com o molho de tomate. Com a massa restante, cubra as fôrmas e com as massas laterais, enrole e dê acabamento ao empadão. Pincele a superfície da massa com a mistura de gemas e leite batidos rapidamente e leve ao forno médio, por 45 minutos, ou até dourar e a massa ficar crocante.

 Empadão goiano


Bolo de mandioca



Fontes:

http://www.muitomaisreceitas.com.br/receitas/tortas_paes_e_pizzas/empadao_goiano.html
http://www.osacarolha.info/culinaria/como-fazer-bolo-de-mandioca-aipim-receita/